quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Argilas




       Argila (barro) é a decomposição de rochas graníticas em combinação com outras impurezas.

       É da argila que obtemos peças de cerâmica decorativa ou utensílios variados e ainda podemos dar asas à imaginação fazendo lindas esculturas.

      Podemos classificar a argila segundo a sua origem: primária ou secundária. Segundo a sua plasticidade: gordas ou magras.

Vários tipos de argila

Existem vários tipos de Argila. Os cerâmicos utilizam vários tipos de argila, tais como:

Caulim ou argila da china: Este tipo de argila trata-se de um tipo de argila primária que se utiliza para fazer peças de porcelana. Apresenta uma cor branca tanto em crua como em cozida. Funde por volta dos 1800ºC, e para baixar o seu ponto de fusão, misturam-se materiais fundentes. Só se pode trabalhar em moldes. Têm de ser lavada por ter impurezas.

Argila de bola: É uma argila secundária e é caracterizada pela sua plasticidade, torna-se pegajosa quando está molhada. Para ser trabalhada deve-se misturar com outras argilas , por exemplo com o caulim. Perde cerca de 20% de volume durante a contração e vitrifica aos 1300ºC.

Argila para louça: Utiliza-se no fabrico das pastas para louça industrial. A sua cozedura deve de ser feita a 900º-1050ºC e apresenta-se em cor branca. É importante controlar o seu grau de óxido de ferro, que nunca deve ultrapassar 1%, se passar esta percentagem vai parecer marfim.

Argila refratária: Esta argila é resistente ao calor, e por isso apresenta um ponto de fusão alto, entre os 1600 e os 1750ºC. Trata-se de uma argila muito pura que praticamente não tem ferro. Depois da sua cozedura a sua cor é variada desde o creme ao cinzento.

Argila para grés: Trata-se de uma argila plástica e refratária vitrificando por volta dos 1250-1300ºC. Depois da sua cozedura a sua cor pode variar desde o cinzento claro ao cinzento escuro; desde o amarelado ao castanho.

Argila vermelha: É muito plástica e fundível, esta argila também contém uma percentagem muito grande de óxido de ferro. Suporta temperaturas até aos 1100ºC, e só funde a partir desse ponto, podendo ser usada como verniz de grés. É vermelha quando esta úmida e castanha depois de cozida.

Bentonito: Trata-se de uma argila muito plástica e vulcânica. È oleosa e pode aumentar de 10 a 15 vazes o seu volume quando entra em contacto com a água. Mistura-se nas pastas cerâmicas para aumentar a sua plasticidade e funde por volta dos 1200ºC.

     Ainda podemos obter argilas coloridas pela adição de óxidos ou corantes.


"O barro possibilita um contato direto com a matéria, a vivência de uma transformação constante que adiciona todos os nossos sensores, que traz para a realidade, o que antes não estava lá. As mudanças do pedaço de argila sob nossas mãos permitem as mudanças e a evolução de nossa consciência pessoal. Em cada peça, fica uma parcela da nossa alma."
Abraços de Luz!

Carmem de Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário