quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cerâmica Talavera




Minha paixão...Cerâmica... Espero que gostem!


Abraços de Luz!

Carmem de Vasconcellos

Panelas de Barro


Como eu amo trabalhar com argila, adorei este vídeo. Espero que gostem.




Abraços de luz!

Carmem de Vasconcellos 

Argilas




       Argila (barro) é a decomposição de rochas graníticas em combinação com outras impurezas.

       É da argila que obtemos peças de cerâmica decorativa ou utensílios variados e ainda podemos dar asas à imaginação fazendo lindas esculturas.

      Podemos classificar a argila segundo a sua origem: primária ou secundária. Segundo a sua plasticidade: gordas ou magras.

Vários tipos de argila

Existem vários tipos de Argila. Os cerâmicos utilizam vários tipos de argila, tais como:

Caulim ou argila da china: Este tipo de argila trata-se de um tipo de argila primária que se utiliza para fazer peças de porcelana. Apresenta uma cor branca tanto em crua como em cozida. Funde por volta dos 1800ºC, e para baixar o seu ponto de fusão, misturam-se materiais fundentes. Só se pode trabalhar em moldes. Têm de ser lavada por ter impurezas.

Argila de bola: É uma argila secundária e é caracterizada pela sua plasticidade, torna-se pegajosa quando está molhada. Para ser trabalhada deve-se misturar com outras argilas , por exemplo com o caulim. Perde cerca de 20% de volume durante a contração e vitrifica aos 1300ºC.

Argila para louça: Utiliza-se no fabrico das pastas para louça industrial. A sua cozedura deve de ser feita a 900º-1050ºC e apresenta-se em cor branca. É importante controlar o seu grau de óxido de ferro, que nunca deve ultrapassar 1%, se passar esta percentagem vai parecer marfim.

Argila refratária: Esta argila é resistente ao calor, e por isso apresenta um ponto de fusão alto, entre os 1600 e os 1750ºC. Trata-se de uma argila muito pura que praticamente não tem ferro. Depois da sua cozedura a sua cor é variada desde o creme ao cinzento.

Argila para grés: Trata-se de uma argila plástica e refratária vitrificando por volta dos 1250-1300ºC. Depois da sua cozedura a sua cor pode variar desde o cinzento claro ao cinzento escuro; desde o amarelado ao castanho.

Argila vermelha: É muito plástica e fundível, esta argila também contém uma percentagem muito grande de óxido de ferro. Suporta temperaturas até aos 1100ºC, e só funde a partir desse ponto, podendo ser usada como verniz de grés. É vermelha quando esta úmida e castanha depois de cozida.

Bentonito: Trata-se de uma argila muito plástica e vulcânica. È oleosa e pode aumentar de 10 a 15 vazes o seu volume quando entra em contacto com a água. Mistura-se nas pastas cerâmicas para aumentar a sua plasticidade e funde por volta dos 1200ºC.

     Ainda podemos obter argilas coloridas pela adição de óxidos ou corantes.


"O barro possibilita um contato direto com a matéria, a vivência de uma transformação constante que adiciona todos os nossos sensores, que traz para a realidade, o que antes não estava lá. As mudanças do pedaço de argila sob nossas mãos permitem as mudanças e a evolução de nossa consciência pessoal. Em cada peça, fica uma parcela da nossa alma."
Abraços de Luz!

Carmem de Vasconcellos