quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Cuidados com os pés



Cuidados com os pés

Nossos pés merecem um cuidado especial diário, afinal graças a eles vamos a todos os lugares. Tem dia que os coitados são castigados, eu pelo menos quando vou ao banco ou à Santa casa atravesso a cidade a pé, isso pode causar vários desconfortos aos pés. Além das dores o pé engrossa, pois aumenta a calosidade nos calcanhares principalmente. Então vamos aos cuidados básicos...

Lixe os pés

A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve lixar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lixa própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para lixar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.



Pés macios

Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). De seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.

Esta é também uma boa hora para lixar os pés e as unhas, mas antes de massagear os pés com o creme.

Eu uso um esfoliante para os pés, o que ajuda muito antes de passar o creme. Se você não tem um esfoliante pode improvisar um com mel, fubá e um pouco de creme hidratante, é ótimo. Depois é só lavar e passar só o hidratante fazendo uma massagem nas solas dos pés.

Eu uso esta receita caseira uma vez por mês para hidratar e nutrir os pés:

Depois do foot soak (imersão dos pés em água morna) eu passo óleo de soja comum nos pés massageando bastante. Coloco os pés em sacos plásticos e visto meias por cima. O ideal é fazer isso à noite e ir dormi com o produto nos pés. O resultado é maravilhoso, os pés ficam macios devido ao ácido graxo do óleo.

O foot soak além de limpar energeticamente o canal esquerdo do meridiano é um excelente relaxante. É o velho escalda pés da vovó. Eu faço da seguinte maneira:

Em uma bacia apropriada eu coloco água o suficiente para cobrir os pés e quente no limite suportável. Coloco sal grosso, cravos, canela, limão e folhas de hortelã. Coloque os pés em imersão por 15 minutos e depois me digam se não é maravilhoso... Eu amo isso.





Unhas impecáveis

Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura. Também pode simplesmente apará-las com uma lixa, sobretudo se for regularmente à pedicuro( sim , o certo é pedicuro = especialista que cuidas das calosidades dos pés). Não deve cortar as unhas, demasiado e nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.



Cuidado com a cutícula

Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicura. Eu particularmente uso o redutor de cutículas como faço com as unhas das mãos.



Lave os pés

Lave muito bem os pés! Não basta deixar que a água escorra, enquanto toma um banho. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.



Protetor solar

Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.



Calos: o que fazer?

O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Estes devem ser retirados por um especialista (pedicuro), ou num podólogo. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve ter os cuidados citados acima, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula o que é pior.


Abraços de luz!


Carmem de Vasconcellos

Por um Fio...



Às vezes me sinto assim, por um fio. Por um fio entre o medo e a coragem, por um fio entre a razão e o desatino, entre o amor e o ódio, entre a sanidade e a loucura.
          Por um fio... E basta uma gota que tudo transborda exatamente como um amigo meu disse "... pode ser somente uma gota mesmo, mas o copo já está cheio, totalmente preenchido... essa simples e única gota (que seja) fará tudo extravasar...”
          Pois é já estou com meu copo bem cheio mesmo. Estou me sentindo no meio do filme "Crash-No limite". Estou no meu limite.
           Eu busco sempre o "Caminho do Meio". Sempre tento seguir esse ensinamento Oriental.
          O "caminho do Meio" é o oposto de estar por um fio. Estar por um fio é estar sujeito às oscilações de humor, de sentimentos.
          Trilhar esse caminho é não deixar ser levado nem por um e nem por outro. Nem medo e nem coragem, nem amor e nem ódio, nem razão e nem desatino...
          Nesse "Caminho do Meio" conseguimos enxergar a verdade. E é aí, que abraçamos nosso verdadeiro "Eu".
          Nós sentimos a força do amor e do ódio, mas isso não nos afeta, pois aí estamos acima do amor e do ódio, da razão e desatino, da saúde e da doença...
          Nesse caminho, descobrimos que tudo é relativo e que a realidade não tem limites. Que os pensamentos criam e se manifestam, e que somos responsáveis por tudo o que nos acontece. Que está tudo sob o nosso controle.
          Viver no "Caminho do Meio" é, portanto, estar no controle. Os Orientais chamam de "A Doma do Touro".
          "Simplesmente deixe fluir, seja feliz”.



Namaste!

Carmem de Vasconcellos!!!



"Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para lá, sendo difícil de controlar; mas a mente disciplinada é tranquila; portanto, é bom ter sempre a mente sob controle."

(Sakyamuni).